Ginecologia Oncológica

É a área da ginecologia que cuida de doenças invasivas e pré-invasivas relacionadas a vulva, vagina, colo uterino, útero, ovário e tubas uterinas. Os tratamentos destas doenças podem incluir cirurgias de pequeno a grande porte.

O acompanhamento destas patologias normalmente se inicia pelo atendimento do médico cirurgião, e a depender do caso pode ser necessário a avaliação em conjunto do médico oncologista clínico (médico responsável pelo tratamento quimioterápico, imunoterápico, terapias alvo) e pelo radio-oncologista (médico responsável pela programação de radioterapia).

A oncologia é um campo que está crescendo muito, devido a grande contribuição que a ciência vem agregando para esta área. Muitos outros profissionais da área da saúde e especialidades médicas cada vez mais tem se envolvidos no tratamento oncológico, o que tem se tornado um grande ganho para as pacientes.

Atuação

Aqui, gostaria de ressaltar a importância de se realizar o tratamento do câncer ginecológico com cirurgião que tenha o conhecimento e experiência nesta área de atuação.

O impacto desta escolha incide na sobrevida das pacientes, bem como na qualidade de vida e a viabilidade de se preservar a fertilidade.

Desde 2015 pude compor o corpo clínico de instituições que são reconhecidas dentro desta especialidade como centros de referência. Com isso, a vivência da complexidade dos casos, bem como o exercício de repetição de procedimentos fazem a diferença como experiência que se consolida.

Outro ponto fundamental que aprendi é a multidisciplinaridade no atendimento da paciente com câncer, ou seja, o diálogo entre os profissionais que devem auxiliar a paciente em seu tratamento. Certamente esta interlocução e compreensão dos anseios da paciente, é algo que julgo ser fundamental para se oferecer o melhor tratamento.

Informações

Sites recomendados para paciente que buscam informação sobre câncer:

Sobre cuidados paliativos: https://www.acasahumana.com.br.

Diagnósticos

Câncer de ovário: incluem diversos subtipos que devem ser individualizados para compreender a complexidade do tratamento que a paciente deverá realizar.

Câncer de colo uterino: doença normalmente causada pelo vírus HPV que causa lesões pré-invasivas que podemos detectar através dos exames de rotina ginecológica (exame ginecológico/ papanicolau/ preventivo/ captura para HPV). Saliento a importância da vacina para HPV como uma medida fundamental de prevenção além dos exames de rotina.

Câncer de endométrio: patologia cujo principal sintoma é o sangramento da pós menopausa. Desta forma, caso ocorra sangramento vaginal na paciente que já esta na menopausa, é fundamental que seja investigado a causa deste sangramento

Tratamentos

Os tumores ginecológicos tradicionalmente englobam 3 especialidades médicas relacionados ao tratamento:

  • Cirurgia – é o especialista que realiza normalmente o primeiro atendimento desta paciente, indica procedimentos ou exames para diagnóstico (lembrar que a biópsia sempre é importante) e realiza o estadiamento dos tumores (compreensão da extensão da doença).
  • Oncologia Clínica – é a área médica que designa o tratamento quimioterápico e de outras modalidades medicamentosas (como imunoterapia, hormonoterapia, terapia alvo) e acompanha os pacientes durante estes tratamentos observando potenciais toxicidades que possam apresentar.
  • Radioterapia – é a especialidade que planeja o tratamento com irradiação de áreas específicas do corpo. Além do planejamento, são os profissionais que também manejam intercorrências que os pacientes podem apresentar durante o tratamento.

 

Há inúmeras outras especialidades que estão cada vez mais ligadas ao tratamento oncológico como: enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutricionista, assistente social, geneticista, geriatra, medicina integrativa e nutrologia.

Solicite o seu agendamento

Fechar